terça-feira, 25 de outubro de 2011

Fotos da Atividade da Organização dos rapazes

Dia 15 de outubro, pela manhã, a Organização dos Rapazes do Ramo se reuniu para uma atividade. 
Parece que eles se divertiram muito!
 
 
 
 
Quem tiver mais fotos ou quiser divulgar sua atividade, pode enviar para blogramocacari@hotmail.com.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Como fazer com que adolescentes leiam o Livro de Mórmon

por Dennis Gaunt.
Artigo da revista eletrônica LDS Living Magazine. Original em inglês aqui.

Quer que seus filhos adolescentes tenham o desejo de ler o Livro de Mórmon, mas tem dificuldades em inspirá-los?Aqui estão cinco idéias simples para ajudá-lo.
Os profetas tem pedido a todo membro da Igreja que leia e estude o Livro de Mórmon.Mas para alguns adolescentes, a leitura diária torna-se, na melhor das hipóteses, uma tarefa, e na pior das hipóteses um gatilho para uma briga com mamãe e papai.Aqui estão cinco idéias simples para ajudar a aumentar o interesse de seu filho na leitura do Livro de Mórmon.

1. Faça com que ele tenha importância. 
Uma das razões mais comuns pelas quais os adolescentes não estão interessados no Livro de Mórmon é porque eles têm dificuldade em ver como ele tem alguma coisa a ver com suas vidas. Deveríamos sempre perguntar como um princípio se aplica a eles hoje. Por exemplo, o rei Noé escolheu amigos que foram más influências sobre ele (ver Mosias 11:1-15). Será que realmente importa quem são nossos amigos hoje? Há algum paralelo entre os nefitas usando uma armadura de batalha e nos vestirmos com recato hoje em dia (ver Alma 43:19-21)? Como coisas como pornografia e drogas nos envenenam "aos poucos" (Alma 47:18)?
Ver como os ensinamentos do Livro de Mórmon se aplicam às suas vidas pode ser muito poderoso para os adolescentes.

2. Torne-o divertido.
Eu não acho que haja algo de errado com a injeção de um pouco de humor apropriado para o seu estudo do Livro de Mórmon. Por exemplo, eu não posso ler sobre o Rei Noah sem compará-lo a Jabba the Hutt. Sempre imagino Sherém como um vigarista fino - uma parte televangelista e outra vendedor de carros usados. O verso solitário de Quêmis no livro de Omni, onde ele basicamente reclama que seu irmão esperou 38 anos antes de escrever qualquer coisa faz-me rachar de rir todas as vezes (ver Omni 1:9). Quando Amoron escreve uma carta para o capitão Morôni em Alma 54:16, no qual ele jura vingar a morte de seu irmão, não posso deixar de ouvir a voz de Mandy Patinkin no papel de Inigo Montoya em A Princesa prometida (The Princess Bride):  "Olá, meu nome é Amoron. Você matou o meu irmão. Prepare-se para morrer." Um pouco de humor pode ajudar a dar mais vida ao povo do Livro de Mórmon.

3. Torne-o espiritual.
Todo mundo precisa saber por si mesmo que o Livro de Mórmon é verdadeiro. Um testemunho sólido é absolutamente essencial para nossa sobrevivência espiritual. Nós podemos ajudar adolescentes a entender isso tendo nosso próprio testemunho da veracidade do Livro de Mórmon. Não tem que ser um formal "Eu gostaria de prestar meu testemunho." Um simples "Eu sei que isso é verdade" ou "Eu vi esta escritura funcionar em minha vida" pode fazer toda a diferença. Conforme o caso, compartilhe sua história de conversão com seus filhos adolescentes. Diga-lhes como e quando você veio a saber que o Livro de Mórmon é verdadeiro. Incentive-os a encontrar a verdade por si mesmos, aceitando o desafio de Morôni (ver Morôni 10:3-5).

4. Torne-o um esforço de grupo.
Não emburreça a doutrina. Adolescentes odeiam sentir-se como se estivessem sendo rebaixados. Convide seus adolescentes a estudar as fontes e os autores que você gosta. Refira-se frequentemente ao conselho dos profetas vivos a medida que você estuda.
Em um Serão do SEI (Sistema Educacional da Igreja) em 2007, Elder David A. Bednar disse: "Eu acredito que esta geração de jovens é mais imerso nas escrituras, mais familiarizado com as palavras dos profetas, e mais propenso a buscar revelações como respostas do que qualquer geração anterior . "

5. Torne-o a centrado em Cristo.
Néfi escreveu: "E falamos de Cristo, regozijamo-nos em Cristo, pregamos a Cristo, profetizamos de Cristo...que nossos filhos saibam em que fonte procurar a remissão de seus pecados "(2 Néfi 25:26).
O principal objetivo do Livro de Mórmon é convencer o mundo inteiro que Jesus é o Cristo (veja o Livro de Mórmon, página de título). Portanto, a pessoa mais importante no Livro de Mórmon que os adolescentes precisam conhecer é Jesus Cristo. Aponte com que frequência ele é mencionado.
Missionários costumam pedir aos investigadores que leiam primeiro sobre a aparição do Cristo ressurreto aos nefitas em 3 Néfi por causa do espírito poderoso que acompanha essa experiência sagrada. Faça o mesmo com seus filhos adolescentes. O Salvador convidou o povo a vir a Ele "um por um" (3 Néfi 11:15), e ele passou um tempo com cada pessoa individualmente. Jesus Cristo quer a mesma coisa para a juventude de hoje, Ele quer que cada um deles venha até Ele e passe tempo com ele individualmente. E ler o Livro de Mórmon pode ser uma das melhores maneiras de conseguir isso.

Dennis Gaunt é o autor de Bad Guys of the Book of Mormon. Ele ensinou no seminário e do institutono SEI por muitos anos e atualmente serve como professor de Doutrina do Evangelho em sua ala.
© LDS Living, September/October 2011.


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Fazer da Conferência Geral parte de nossas vidas

Que metas estabelecemos para ponderar e seguir os conselhos recebidos durante a Conferência Geral de outubro? Se cremos em revelação contínua, precisamos estar atentos ao que nos foi dito (e foi dito muuuita coisa importante).
A primeira coisa é garantir que a edição da revista A LIAHONA seja lida. Lida não, "devorada". Uma boa  meta seria a de ler até, no máximo, a próxima Conferência, em abril de 2012. Um discurso por semana seria suficiente. Isso nos daria oportunidade de estudarmos e poderarmos sobre o que nos foi transmitido.
Não tem assinatura da revista? Ligue agora para irmã Ellen Rita!
Não aguenta esperar pela LIAHONA? Baixe os discursos pro seu celular e os escute. Melhor que ouvir a programação da rádio, podem acreditar!!

Uma outra ideia bem bacana que encontrei na net esses dias foi a de um Bispo que encorajou aos membros da Ala a enquanto estiverem tomando o café-da-manhã com a família assistir, ler ou ouvir aos discursos. Ele chamou esse desafio de "Desjejum com o Profeta". Sei que isso com certeza melhoraria nosso dia já que começaríamos convidando o Espírito Santo a estar conosco.

E vocês? Que sugestões teriam?

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Ativdade para os rapazes


 
Mutual da OR do Caçari
Sábado, dia 15.10.2011
Abertura às 8h
Atividades de recreação a partir das 9h com tênis de mesa e xbox.

Novo site da Igreja para a juventude

Durante a conferência, ouvimos sobre a importância de envolver nossos jovens neste importante, ou melhor, vital trabalho que é o da História da Família. Para ajudar os pais e líderes nesta tarefa, a Igreja criou uma página entitulada Os jovens e a História da Família. Cliquem aqui para conferir. Vale a pena!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Dica para calcular o lanche de sua atividade

Com a chegada do fim do ano, e também com a necessidade de preparar calendário de atividades e  respectivos orçamentos, uma dúvida recorente é quanto à quantidade de bebida e comida por pessoa. O Blog Dedo de Moça deu a dica:

Refrigerante – 1 garrafa grande para cada 5 pessoas
Sorvete – 1 pote de 1kg/20 bolas
Carne – 200g por pessoa
Massa – 100g por pessoa (essa quantidade é a que você irá cozinhar)
Arroz – 1 xícara (chá) para cada 2 pessoas

Lembrando que não vale ficar o dia inteiro sem comer esperando a hora da atividade, né pessoal? Olha a elegância! (Pra não dizer educação. Risos)

sábado, 8 de outubro de 2011

Música da Conferência Geral

Você sabia que pode baixar a música cantada durante a Conferência Geral? Gosto muito das apresentações do Coro do Tabernáculo Mórmon, porém desta vez amei o coro da Primária!
Para assistir, ouvir ou baixar, clique aqui e depois clique em "show music" ou "exibir música".

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Noite Familiar

52 noites por ano. Chega um momento em que nos perguntamos "o que farei para a Noite Familiar hoje?".
Hoje darei duas dicas:
1. Usem os hinos, especialmente da Primária. Procurem escrituras relacionadas ao hino, ensaiem com as crianças os hinos da apresentação na Sacramental (a propósito, vai ser dia 16 de outubro, viu?), ou aprendam um hino novo.

2. Há também cadernos como este aqui na net, com sugestões para todas as semanas.