por Dennis Gaunt.
Artigo da revista eletrônica LDS Living Magazine. Original em inglês aqui.
Quer que seus filhos adolescentes tenham o desejo de ler o Livro de Mórmon, mas tem dificuldades em inspirá-los?Aqui estão cinco idéias simples para ajudá-lo.
Os profetas tem pedido a todo membro da Igreja que leia e estude o Livro de Mórmon.Mas para alguns adolescentes, a leitura diária torna-se, na melhor das hipóteses, uma tarefa, e na pior das hipóteses um gatilho para uma briga com mamãe e papai.Aqui estão cinco idéias simples para ajudar a aumentar o interesse de seu filho na leitura do Livro de Mórmon.
1. Faça com que ele tenha importância.
Uma das razões mais comuns pelas quais os adolescentes não estão interessados no Livro de Mórmon é porque eles têm dificuldade em ver como ele tem alguma coisa a ver com suas vidas. Deveríamos sempre perguntar como um princípio se aplica a eles hoje. Por exemplo, o rei Noé escolheu amigos que foram más influências sobre ele (ver Mosias 11:1-15). Será que realmente importa quem são nossos amigos hoje? Há algum paralelo entre os nefitas usando uma armadura de batalha e nos vestirmos com recato hoje em dia (ver Alma 43:19-21)? Como coisas como pornografia e drogas nos envenenam "aos poucos" (Alma 47:18)?
Ver como os ensinamentos do Livro de Mórmon se aplicam às suas vidas pode ser muito poderoso para os adolescentes.
2. Torne-o divertido.
Eu não acho que haja algo de errado com a injeção de um pouco de humor apropriado para o seu estudo do Livro de Mórmon. Por exemplo, eu não posso ler sobre o Rei Noah sem compará-lo a Jabba the Hutt. Sempre imagino Sherém como um vigarista fino - uma parte televangelista e outra vendedor de carros usados. O verso solitário de Quêmis no livro de Omni, onde ele basicamente reclama que seu irmão esperou 38 anos antes de escrever qualquer coisa faz-me rachar de rir todas as vezes (ver Omni 1:9). Quando Amoron escreve uma carta para o capitão Morôni em Alma 54:16, no qual ele jura vingar a morte de seu irmão, não posso deixar de ouvir a voz de Mandy Patinkin no papel de Inigo Montoya em A Princesa prometida (The Princess Bride): "Olá, meu nome é Amoron. Você matou o meu irmão. Prepare-se para morrer." Um pouco de humor pode ajudar a dar mais vida ao povo do Livro de Mórmon.
3. Torne-o espiritual.
Todo mundo precisa saber por si mesmo que o Livro de Mórmon é verdadeiro. Um testemunho sólido é absolutamente essencial para nossa sobrevivência espiritual. Nós podemos ajudar adolescentes a entender isso tendo nosso próprio testemunho da veracidade do Livro de Mórmon. Não tem que ser um formal "Eu gostaria de prestar meu testemunho." Um simples "Eu sei que isso é verdade" ou "Eu vi esta escritura funcionar em minha vida" pode fazer toda a diferença. Conforme o caso, compartilhe sua história de conversão com seus filhos adolescentes. Diga-lhes como e quando você veio a saber que o Livro de Mórmon é verdadeiro. Incentive-os a encontrar a verdade por si mesmos, aceitando o desafio de Morôni (ver Morôni 10:3-5).
4. Torne-o um esforço de grupo.
Não emburreça a doutrina. Adolescentes odeiam sentir-se como se estivessem sendo rebaixados. Convide seus adolescentes a estudar as fontes e os autores que você gosta. Refira-se frequentemente ao conselho dos profetas vivos a medida que você estuda.
Em um Serão do SEI (Sistema Educacional da Igreja) em 2007, Elder David A. Bednar disse: "Eu acredito que esta geração de jovens é mais imerso nas escrituras, mais familiarizado com as palavras dos profetas, e mais propenso a buscar revelações como respostas do que qualquer geração anterior . "
5. Torne-o a centrado em Cristo.
Néfi escreveu: "E falamos de Cristo, regozijamo-nos em Cristo, pregamos a Cristo, profetizamos de Cristo...que nossos filhos saibam em que fonte procurar a remissão de seus pecados "(2 Néfi 25:26).
O principal objetivo do Livro de Mórmon é convencer o mundo inteiro que Jesus é o Cristo (veja o Livro de Mórmon, página de título). Portanto, a pessoa mais importante no Livro de Mórmon que os adolescentes precisam conhecer é Jesus Cristo. Aponte com que frequência ele é mencionado.
Missionários costumam pedir aos investigadores que leiam primeiro sobre a aparição do Cristo ressurreto aos nefitas em 3 Néfi por causa do espírito poderoso que acompanha essa experiência sagrada. Faça o mesmo com seus filhos adolescentes. O Salvador convidou o povo a vir a Ele "um por um" (3 Néfi 11:15), e ele passou um tempo com cada pessoa individualmente. Jesus Cristo quer a mesma coisa para a juventude de hoje, Ele quer que cada um deles venha até Ele e passe tempo com ele individualmente. E ler o Livro de Mórmon pode ser uma das melhores maneiras de conseguir isso.
Dennis Gaunt é o autor de Bad Guys of the Book of Mormon. Ele ensinou no seminário e do institutono SEI por muitos anos e atualmente serve como professor de Doutrina do Evangelho em sua ala.
© LDS Living, September/October 2011.